quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Artesão das Imagens e Palavras

Hoje resolvi ambientar minha história em um mundo de fantasia que ainda irei criar. Como assim? Bem, este texto é sobre um ser que criei há algum tempo e que dá título ao conto de hoje. Aliás, é errado dizer que escrevi um conto, o que fiz foi apresentar este personagem e pedir a ele que falasse brevemente sobre sua história. Então, em vez de "conto", vamos dizer que meu personagem escreveu uma espécie de mini-autobiografia.
Um pequena observação: esta não é a primeira aparição do personagem no blog, ele pode ser visto aqui e a cidade de Leandor também já existe, mas não um mundo onde eu possa colocá-la, ainda. Quem sabe eu a coloque em algum mundo já criado? Bom, ainda vou decidir isso. Questão de tempo. Por enquanto, fiquem com a biografia de:


O Artesão das Imagens e Palavras.
Bruno Leandro

Não me tornei o Artesão das Imagens e Palavras à toa. Eu o fiz porque tinha um sonho. E um dom. Eu o fiz porque tive quem acreditasse em meu sonho. E em meu dom.

Nasci e passei grande parte de minha infância na cidade de Leandor, governada pelo prefeito Gandar, um dos homens mais inteligentes e gentis que qualquer pessoa na face da terra poderia conhecer. Gandar sempre fora um homem que amava a tudo e a todos e que era amado por tudo e por todos. Também era um homem que sabia reconhecer a grandeza, por ser ele próprio destinado a ela.

Não usarei de falsa modéstia ao falar de meus dons, pois isso seria desmerecê-los. O que posso dizer é que sou capaz de costurar a tinta ao papel de tal forma, que posso criar mundos inteiros a partir de minha própria imaginação. Meus mundos ganham vida própria e meus personagens parecem querer fugir de sua limitada prisão de duas dimensões. Sempre tive tal habilidade e graças a Gandar pude desenvolvê-la. Graças a nosso prefeito, que viu em mim não um órfão que precisava de ajuda, mas um artista, um artesão.
Ao observar minhas palavras, que descreviam coisas impossíveis como se fossem corriqueiras, ao ver minhas imagens, que criavam uma realidade própria, Gandar se deu conta do que eu poderia fazer e, assim, me enviou para estudar as técnicas de artes dos Nove Reinos. A partir daí, estudei e conheci pessoas incríveis, tive magníficos mestres e me tornei um especialista em minha arte.

Estudei as técnicas de criação de dragões de esmeralda com os monges de Saifin. Mergulhei com golfinhos do Pérsico em Goltran. Os aviadores de Larcar me mostraram seus céus. As damas do fogo me ensinaram as suas artes sagradas de purificação na bacia de Argelam. Taiqueras de Aguarrás, o mestre silencioso, me explicou sua habilidade de comunicação com sinais e percebi que as palavras têm muitas formas. Os eremitas de Xzion me ensinaram a respeitar as vida e a natureza e seus druidas me mostraram as verdadeiras cores das plantas e animais. As amazonas da Terra Escondida me mostraram segredos ocultos a que poucos seres do sexo masculino foram expostos. Os guerreiros de Amarante me ensinaram canções que apenas os puros de coração e de vontade inquebrantável são capazes de reproduzir. E os mestres de metal de Nânia me revelaram misturas incríveis que apenas os alquimistas de sua terra sabiam desenvolver.

Sei que tais lições pareceram incomuns e que, aos olhos de outros, eu deveria ter estudado sobre artes de escrita e pintura, mas nisso os mestres de Leandor eram tão ou mais competentes do que quaisquer outros. E, sim, tive tal educação formal. Mas Gandar percebeu que meus dons não eram apenas voltados para as coisas comuns e que eu precisaria de mais. Por isso, graças a ele, conheci uma parte significativa do mundo e por isso o serei grato eternamente. Minhas palavras se encheram de uma verdade que faz crer aos descrentes e minhas imagens reproduzem anjos e deuses em boa parte de sua glória. Não se enganem, porém. Apesar de minhas palavras, não sou um fanático religioso e minha arte é livre para representar o que for de minha vontade. É por isso que sou o Artesão de Imagens e Palavras, por que vivo pela e para a arte e porque respiro a própria arte.

8 comentários:

  1. Olá Bruno!

    Pesquisando na net encontrei esta maravilha de texto, parabéns! Sou apaixonada por palavras e por artesanato e foram estas paixões que me trouxeram a teu blog.
    Espero que não se importe, mas acabei de publicar teu texto em um de meus blogs. Aguardo sua visita para espiar!

    http://artesbysiglea.blogspot.com.br/2013/04/o-artesao-das-imagens-e-palavras-bruno.html#comment-form

    Abraços!
    Siglea Mallet, administradora da parceria BLOGUEIRAS UNIDAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Siglea!

      Não me importo, de maneira alguma. É bom saber que as pessoas gostam do nosso trabalho. Garanto que fiquei muito feliz por vê-lo divulgado.
      Vi a publicação e, só fazendo uma correçãozinha, meu nome é Bruno Leandro, não Bruno Leonardo, rs. No mais, gostei muito.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Olá, Bruno Leandro!
      Fiquei feliz em saber que você aprovou a minha iniciativa em publicar seu texto! Já arrumei o nome em minha postagem e espero que você receba muitas visitas, comentários e novos seguidores vindos de nossa parceria!
      Tenha uma semana abençoada!
      Abraços!

      Excluir
  2. Oi Bruno vim conhecer o seu blog e olha que texto mais lindo, parabéns!! Fique com Deus

    bjsss
    Maga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maga!
      Muito obrigado pelo elogio! Que bom que tenha gostado!
      Beijão e volte sempre!

      Excluir
  3. Olá Bruno,
    Li seu texto no blog das Blogueiras Unidas e não resisti... vim conhecer mais... Gostei muito de sua produção... sempre estarei passando para apreciar sua arte com as palavras.
    Tenha um excelente domingo.
    Abigail (Cantinho da Biga)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Abigal!
      Sinta-se à vontade para voltar quantas vezes quiser. O blog está em repouso, mas há muitos textos antigos e logo, logo, a pausa termina.
      Abraços e um ótimo domingo para você!

      Excluir
  4. olá vi seu texto no blogueiras unidas,gostei muito,vim conhecer seu admirável cantinho,"parabéns"te seguindo...aguardo sua visitinha no meu,ficarei muito feliz.ótima semana p/vc fica c/Deus bj!

    ResponderExcluir